quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Um pouco sobre mim e sobre minha experiência com gatos


Olá, leitores! Sejam bem vindos ao blog "Repouso do Gato", neste pretendo compartilhar com vocês a minha enorme paixão pelos bichanos, paixão esta que considero recente, mas nem por isso menos verdadeira. Aqui vou abordar todo e qualquer assunto referente aos gatos, curiosidades, informações úteis, dicas, entretenimento e até mesmo um pouco da minha história com estes seres tão encantadores. Não sou médica veterinária, porém todas as postagens aqui escritas são feitas com muita dedicação, pesquisas e com a ajuda de amigos que pertencem à área de medicina veterinária, nada de Ctrl+c e Ctrl+v, tudo muito bem feito e com embasamento. (e com muito amor, claro <3)

Bom... Vamos lá, deixem-me fazer uma breve apresentação sobre mim! Meu nome é Mariana, moro em Campinas-SP desde que me conheço por gente, porém nasci em Canoinhas-SC e com apenas 2 dias de vida fiz a minha primeira viagem de avião para cá. Sempre gostei muito de animais, já tive coelho, chinchila, esquilos (Gerbil) tartarugas de água doce, passarinhos, peixes e cachorros, porém "recentemente" em 2013 os gatos entraram em minha vida, confesso pra vocês que, apesar de gostar MUITO de bicho, os gatos me davam certo "medo". Eu não gostava da ideia de ter um em casa, mas também jamais maltrataria um gato e sempre quando via um na rua, tentava acariciar, era aquela coisa de "tenho medo, mas ao mesmo tempo quero conhecer melhor". Infelizmente em 2013 uma das minhas cachorras veio a falecer, tivemos de realizar uma eutanásia, isso decorrente de um câncer que surgiu em sua língua, se espalhando depois por todo o seu corpo, causando falência múltipla dos órgãos, eu tinha duas e então havia ficado com apenas uma, a mais velha (Shi-Tzu) chamada Dhara hoje está com 12 anos, a mais nova (Mix de shar-pei com Rotweiller) Sol, estava na época com 7 anos, foi uma perda extremamente dolorosa, sempre tratamos todos os animais aqui em casa como se fossem membros de nossa Família, foi como perder um parente querido, um filho ou uma irmã.


Dhara, 12 anos e Sol (29/04/2003 - 09/08/2013)

Em 2012 eu tinha (e ainda tenho) uma pessoa muito especial em minha vida à qual digo até hoje que foi a grande "culpada" pela minha paixão pelos gatos, tudo começou quando ele me apresentou os seus, no começo eu não gostava muito, sempre dizia que os cães eram melhores, mais aos poucos, felinamente, os gatinhos foram me conquistando, ele tem um gato vira-lata, preto e muito bonito! Os gatos pretos tem lá a sua beleza, são misteriosos e muito elegantes, o conheci desde que tinha pouco mais de um mês ou dois, uma gracinha! Pouco tempo depois o mesmo teve bebês com uma outra gata dele que ainda não era castradas, bebezinhos um mais lindo que o outro, apesar de serem bem parecidos, eram "gatos vaquinha" (branquinhos com manchas pretas) na época fiquei com muita vontade de levar um pra casa, mas minha cachorra Sol com certeza não o aceitaria e o faria de brinquedo.


Steve, pouco mais de um ano (eu acho), mais conhecido como negão👍

Em 2013, meados de Outubro, nós decidimos que Dhara merecia uma companhia, já que a sua antiga havia ido embora, nós então estávamos decidindo qual cachorro teríamos. Para uma grande surpresa, meus pais decidiram que não teríamos mais um cão, mas sim um gato (!!!), fiquei bem surpresa, pois minha mãe odiava gatos e sempre dizia que NUNCA teríamos um, ela tinha muito nojo deles e os achava feios (ah, como eu dou risada disso hoje..) já meu pai, sempre foi apaixonado pelos gatos (em especial, pelos persas) então, pela primeira vez, teríamos um gatinho! E o nome dele era Bruce, um gato exótico bem gordinho, dócil e extremamente inteligente, a raça do gato exótico é uma variação do persa, tanto que exóticos podem cruzar com persas e sempre, na mesma ninhada, nascerão persas e exóticos, o exótico nada mais é do que um persa com pelos curtos. Nós fomos conhecê-lo quando ele ainda era um bebê, estava com 25 dias, foi amor a primeira vista! Mas até que finalmente pudesse vir pra casa, nós aguardamos longos dois meses e meio.


Bruce, com 2 meses de vida!

Lembro-me como se fosse ontem, Bruce chegou aqui para o natal (e que belo presente!) no dia 21 de Dezembro de 2013, nossa arvore não durou muito, logo ele já estava escalando e brincando com os enfeites, mas mesmo assim nunca foi um gato tão ativo, era uma bolinha de pelos bem preguiçosa, porém uma doçura! Logo ele foi amolecendo o coração da nossa família, e não foi diferente com a minha mãe! Ele se tornou a grande paixão dela, e foi lindo, maravilhoso do começo... Ao fim. Infelizmente em Setembro de 2015 nosso gatinho virou uma estrelinha, decorrente de uma doença que acometeu seus rins e seu fígado, gatos são animais tão dignos que não demonstram dor, é muito raro ver um gato gemendo... Por tanto foi difícil perceber que o mesmo estava com problemas, no mesmo ano de sua morte nós decidimos que ele precisava de uma companhia, já era castrado desde bebêzinho então nós trouxemos uma fêmea, os dois brincavam bastante, pulavam nos móveis e corriam pela casa toda, jamais poderíamos imaginar que ele tivesse com dores. Os dois ficaram juntos durante apenas um mês, novamente foi uma perda difícil e até hoje tenho minhas dores por conta disso, Bruce estava com uma infecção de urina que evoluiu para uma obstrução no canal da uretra, dificultando a saída da urina, estava também com pedras na bexiga, logo a urina começava a voltar para os rins, matando as células do mesmo e comprometendo outros órgãos como fígado e até mesmo o coração, por isso digo que é sempre muito bom prestar atenção se o seu gatinho está fazendo as necessidades corretamente e se bebe uma quantidade satisfatória de água. Sei que, infelizmente, foi o melhor que aconteceu com ele com relação ao estado que estava, se sobrevivesse teria de tomar remédios pelo resto da vida para controlar as funções renais, com certeza agora esta descansando em paz e sem dor.

  

Bruce, em várias fases de sua vida, na última foto ele ainda era um filhote, de mais ou menos 7 meses.

Como dito anteriormente, em 2015 decidimos que teríamos mais um gatinho para fazer companhia ao Bruce, uma gatinha da mesma raça, seu nome é Berenice! Infelizmente ambos não puderam desfrutar da companhia um do outro por muito tempo, mas os momentos que estiveram juntos foram únicos e muito divertidos! Até hoje nossos veterinários de confiança disseram que foi muito rápida a adaptação dos dois, mesmo sendo um macho e uma fêmea, um filhote e um adulto e mesmo se tratando de uma raça extremamente dócil, a adaptação entre dois gatos costuma, as vezes, levar meses! Estes dois já estavam brincando alegremente em apenas, pasmem... 3 dias! E ainda por cima se lambendo e dormindo juntos, uns amores!


Bruce e Berenice <3

Infelizmente Berenice ficou só em Setembro deste ano (2015), mas não demorou muito para que pensássemos em adquirir mais um gatinho (essa coisa de gato vicia, né???) então, não mais que de repente, eu e meus pais estávamos almoçando num sábado qualquer, não tínhamos pretensão NENHUMA de comprar ou adotar mais um gato naquele momento, estávamos sim analisando a possibilidade, mas... Não naquela hora. Então eu sugeri que déssemos uma passada na clínica veterinária que havia ali perto, o proprietário era dono de um gatil, disse aos meus pais pra darmos só uma "olhadinha" e ver se havia gatinhos para adoção... E então dessa olhadinha saiu mais um gatinho para a nossa família! Desta vez foi bem de repente mesmo e até hoje minha mãe não acredita que fez essa "loucura".

Uma das gatas da clínica havia dado cria, por coincidência do destino era uma gata exótica, em sua ninhada haviam três fêmeas, uma persa e duas exóticas, todas elas branquinhas de olhos azuis, uns anjinhos! Foi amor a primeira vista, nós realmente não poderíamos sair de lá sem deixá-la reservada, era ainda muito bebezinha para que pudesse vir pra casa, teria de desmamar e tomar a primeira vacina, chegou dia 4 de Dezembro em casa e seu nome é Abigail!


Abigail, 2 meses.

A apresentação das duas foi um pouco mais difícil, mas mesmo assim, até que tranquila, levou apenas duas semanas para que estivessem bem uma com a outra, mas nos primeiros 3 ou 4 dias, bufadas, rosnadas e patadas eram bem comuns, por serem duas fêmeas a coisa foi um pouco diferente, Berenice está hoje com quase 7 meses e Abigail com quase 3, a diferença é pouca, mas com 6 meses uma gata já pode ser considerada uma jovem adulta, por tanto Berenice à via como ameaça, era cria de outra fêmea e por isso estava apenas defendendo seu território. Hoje as duas estão muito bem e dormem bem juntinhas! Assim como Berenice fazia com Bruce, acho que Berê despertou em si um instinto materno, dando frequentes banhos de lambidas em Abigail.


Abigail e Berenice recebendo seus presentes no natal! Os gatos não ficam fora das datas festivas :)

Esta, até o momento, é a minha história com os gatos, tem sido maravilhoso até agora e creio que muitas surpresas e momentos incríveis estão por vir! Fiz amizades incríveis por conta disso e jamais quero deixar de ter gatos em minha vida, sejam eles de raça ou vira-latas, amo todos! Espero que tenham gostado desta primeira postagem e que minha breve história sirva de inspiração para pessoas que ainda tem alguma dúvida na aquisição de um gatinho, seja comprado ou adotado, o importante é dar muito amor, carinho e acima de tudo ter muito respeito por eles! Beijos no coração de vocês e até a próxima!



Com carinho, Mari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário